Nossos Serviços

Elaboração e Aprovação de Projetos de Segurança Contra Incêndio e Pânico - PSCIP

Projeto técnico – PT

Este serviço é dedicado a edificações mais complexas com outras necessidades de proteção como, por exemplo, Sistemas de Hidrantes ou Alarme de Incêndio.

Pensado para edificações tais como: Edificações comerciais e residenciais, escolas, indústrias, igrejas e outros.

Projeto Técnico Simplificado – PTS

Destinado para edificações de menor porte, este segmento atua com a projeção de Sistemas de Extintores, Sinalização de Emergência, Rota de Fuga, dentre outros serviços.

Todo estabelecimento deve ter as medidas protetivas de combate a incêndio e pânico dentro do que a legislação especifica, considerando-se a área e a altura de cada imóvel especificamente, com todos os detalhes necessários e adaptados a edificação, garantindo a segurança de todos que a frequentam. O PSCIP é composto pela documentação que contém as informações sobre uma edificação ou espaço de utilização comum e o respectivo projeto técnico contendo as medidas de segurança contra incêndio e pânico, que deve ser apresentada no CBMMG para avaliação em análise técnica.

– Nos projetos PSCIP desenvolvidos, estão incluídos:

  • Memorial de cálculo e descritivo 
  • Plantas detalhadas e vistas isométricas 
  • Anotação de responsabilidade técnica (ART) 
  • Demais documentos gerados junto ao CBMMG para aprovação de projeto de segurança contra incêndio
 

ETAPAS DE UM PROCESSO PSCIP

Para uma correta elaboração e dimensionamento de um projeto PPCI, necessitamos primeiramente entender as demandas de cada cliente, considerando o local, a classificação de ocupação e a capacidade de público.

Etapa 01 – Vistoria técnica

A primeira etapa consiste em realizar a vistoria técnica no local.

Etapa 02 – Classificação

Nesta etapa, é definido o grau de risco do empreendimento. Se o mesmo for classificado como de baixo risco, o licenciamento é de forma simplificada. Isso irá depender de vários fatores, como capacidade máxima, metragem e atividade econômica principal e altura.

Etapa 03 – Elaboração

Elaboração do projeto propriamente dito, dimensionamento das medidas de proteção com a aprovação final junto ao Corpo de Bombeiros.

Etapa 04 – Vistoria CBMMG

Após execução das medidas de prevenção que constam em projeto aprovado, deve ser solicitada a vistoria da edificação pelo Corpo de Bombeiros. 

Etapa 05 – Emissão AVCB 

O Certificado de Vistoria do Corpo de Bombeiros é o documento que comprova que a edificação está em conformidade com as exigências previstas na normatização do Corpo de Bombeiros.